sexta-feira, 1 de junho de 2012 | 0 comentários | By: --- Nutrition Trainning ---

Vitamina C na prática esportiva



Olá, leitores assíduos!

            Hoje iremos falar um pouquinho sobre os efeitos da vitamina C no organismo humano e suas influências na atividade física. Vejamos:

            Durante a prática esportiva, existe uma consequente liberação maior de radicais livres. E o que são radicais livres? Pode-se dizer que são átomos ou moléculas em desequilíbrio, altamente reativos, com  um ou mais elétrons não pareados, que vêm em busca de outro elétron. Ao tentar seu equilíbrio, o radical livre vai na direção de outro elétron, que pode estar na membrana ou no DNA do núcleo.

           Dados experimentais confirmam que durante a prática de atividade física prolongada de alta intensidade pode-se aumentar em 10 vezes ou até mais o consumo de oxigênio nos músculos, o que intensifica a produção de radicais livres, gerando lesão das células e tecidos. Essas lesões podem ocorrer pois as moléculas de oxigênio, na necessidade desesperada de se estabilizar quimicamente, formam o superóxido que, por sua característica polar, acaba danificando as membranas celulares e os tecidos.  


       


       E isso não para por ai! Os indivíduos que praticam exercícios de forma intensa e extrema podem ter um aumento no risco de doenças respiratórias, pois os radicais livres produzidos durante o exercício afetam negativamente o sistema imunológico. Mas e agora? Quem poderia ser utilizado para regenerar este sistema? A vitamina C. 






           O ácido ascórbico (Vitamina C) é considerado um dos mais potentes antioxidantes,  podendo atuar juntamente com as vitaminas A e E, por sua capacidade em doar elétrons e inibir os radicais livres, diminuindo em até 30% o estresse oxidativo. 
Outro fato relacionado à vitamina C, é que ela tem papel essencial no tecido conjuntivo, cartilagem e tecido ósseo (auxiliando na formação de colágeno), tecidos altamente essenciais no desempenho de um atleta.              
             Estudos demonstraram que a suplementação com a vitamina C por um tempo prolongado pode causar benefícios em relação à dor e à lesão muscular, e ainda melhora a condição física, pois, participa do retardo do inicio da fadiga. 




             Em condições normais, nosso organismo utiliza de 3 a 4% da vitamina ingerida, já o atleta de atividades intensas, tem um consumo de até 70%.
            Mas com nem tudo é perfeito, existem os efeitos colaterais de uma superdose da Vitamina C: diarreia e distúrbios gástrico-entéricos, excreção de oxalato e formação de cálculos renais, excreção de ácido úrico, aumento na absorção de ferro podendo levar a uma sobrecarga, diminuição nos níveis de vitamina B12 e cobre, aumento na demanda de oxigênio e até mesmo efeitos pró-oxidantes são alguns deles.
           Por essas consequências torna-se essencial o acompanhamento especializado para sua suplementação para que chance de um efeito adverso seja menor.
           A vitamina C é sintetizada pelas plantas e pela maioria dos mamíferos, porém, nós seres humanos não a sintetizamos, daí a necessidade de sua ingestão diária através da dieta.
           O mais indicado seria a ingestão diária de alimentos ricos nesta vitamina ou usar a suplementação conforme indicação de um nutricionista. Estudos confirmam que ela é melhor absorvida em menores doses e várias vezes ao dia, dessa forma as dosagens plasmáticas serão mantidas constantes ao longo de todo o dia.
          Boas fontes alimentares de vitamina C são, além de todas as frutas cítricas, o tomate, a pimenta vermelha, o rabanete, hortaliças de folhas verdes, manga, kiwi, melão, couve-flor, batatas, mamão, morangos, entre outros tantos. 



            É importante dizer que para exercer sua função antioxidante, a vitamina C em forma de ascorbil, deve estar sempre associada a outros antioxidantes, caso contrário ela terá um efeito oxidante.
          Vale lembrar mais uma vez que qualquer tipo de suplementação deve ser acompanhada de perto por um nutricionista. Então é isso, vida saudável com alta performance!


          Até mais!
Por Marcela Facundes de Novais

Referências:


Livro: Dieta Ortomolecular – Dra. Sylvana Braga. Novo século editora
Livro: Nutrição no esporte – Marcelo Saldanha e Reury Frank Pereira- Coleção Alta performance

Termogênicos

Dia após dia, inúmeros métodos para perder peso e queimar aquela gordura localizada surgem, alguns deles sem nenhuma base cientifica, enquanto outros são comprovados a funcionam, como é o caso dos termogênicos. Alimentos termogênicos são basicamente alimentos que aumentam a temperatura corporal e o metabolismo auxiliando assim um maior gasto energético.





Metabolismo é a quantidade de calorias que seu corpo utiliza para manter-se, essa taxa pode ser aumentada com a ingestão de alguns alimentos, como a pimenta, a canela, o chá verde e o gengibre. Por serem termogênicos, eles possuem um principio ativo de compostos adrenérgicos, que provocam aceleração nos batimentos cardíacos e mais disposição para atividades físicas e mentais, ocasionando um aumento de cerca de 1 grau na temperatura corpórea. Por estar acima dessa temperatura o corpo tem que, a partir de gasto energético, restabelecer o ideal. A energia necessária para essa regulação térmica corporal é proveniente do tecido adiposo, por isso os alimentos termogênicos são conhecidos como queimadores de gordura. Além de gerar esse aumento na temperatura corporal os termogênicos, por serem difíceis de metabolizar, obrigam o organismo a gastar mais energia com sua digestão.






Atualmente, suplementos alimentares termogênicos vêm sendo desenvolvidos para buscar melhores resultados na perda de peso e no desempenho de atividades físicas, porém cuidados devem ser tomados na busca de um suplemento que esteja de acordo com a lei e principalmente com a saúde. Existem dois tipos de suplementos termogênicos, os com efedrina e os sem. A efedrina é um composto muito usado nesses tipos de suplementos, pois maximiza os resultados desejados, porém trazem riscos graves, que ocasionaram na proibição desse composto no Brasil e na maioria dos estados norte americanos. Esse composto é uma amina similar aos derivados sintéticos da anfetamina, ela faz o metabolismo acelerar, queimando mais gordura, mas causa uma forte dependência, seu uso contínuo causa perda de apetite, insônia. A superdosagem pode causar alucinações, tremores, alterações de humor, tontura, taquicardia, hipertensão e até levar a morte.
Por isso, antes da escolha de qualquer suplemento, a consulta com um nutricionista é de extrema importância. E o uso de algum suplemento termogênico não dispensa uma alimentação saudável e a pratica regular de atividades físicas , uma vez que o uso isolado desse tipo de suplemento não cause efeitos significativos no emagrecimento. A atividade física tem o melhor efeito termogênico no corpo, pois ela eleva a temperatura corporal significativamente. Alimentos e suplementos termogênicos são aliados, mas não milagrosos.




Por Victor Leão




Fontes:
Google imagens

terça-feira, 29 de maio de 2012 | 0 comentários | By: --- Nutrition Trainning ---

Exercícios durante a gravidez



  Como todos sabem, o período de gestação é um período de drásticas mudanças no corpo da gestante, mas é bom ressaltar que gestação não caracteriza invalidez. Muitas gestantes praticam atividades físicas moderadas que não causam um estresse fisiológico como caminhada, natação e dança aeróbica.



                    


  A gravidez em seu estágio um pouco mais avançado apresenta uma série de problemas para a gestante; como a mudança de centro de gravidade, o aumento de peso, aumento da curvatura lombar da coluna (lordose), rotação anterior da pelve. A prática de exercícios físicos moderados pode aliviar essas tensões na coluna e aumentar a flexibilidade, e ainda proporcionar  num período de descanso após o exercício o relaxamento muscular e mental, aliviando o estresse causado pela gestação.

  Dentre todos os benefícios causados pelo exercício nesse período, um dos mais almejados é o controle de peso! Com a prática dessas atividades o condicionamento físico aumenta; os efeitos estimulantes diretos da progesterona e a maior sensibilidade dos quimiorreceptores ao dióxido de carbono contribuem para a “hiperventilação” materna do exercício que eleva a reserva ventilatória da mãe e possivelmente inibe a dispnéia do esforço. A ativação dos grandes grupos musculares propicia uma melhor utilização da glicose e aumenta simultaneamente a sensibilidade à insulina, o que diminui os riscos dos bebês nascerem com sobrepeso.



                                                      


  É importante relembrar que a intensidade ou a regularidade com que se pratica os exercícios varia de acordo com o período de gravidez. É fundamental consultar um médico e um profissional de educação física para executá-los corretamente e saber se há condições de fazê-lo.

         Interromper o exercício e procurar orientação médica quando:

 - sinal de sangramento ou jato de líquido através da vagina;
- Fadiga excessiva, palpitações ou dor torácica;
- anemia, diabetes tipo I obesidade, gravidez múltipla e fumo;
- hipertensão induzida pela gravidez;
- histórico de dois ou mais abortos espontâneos ou partos prematuros;
- ingestão excessiva de álcool.


                                                                                                                         Por
Isabela Feitosa

Fontes: 
Livro: Fisiologia do exercício; energia, nutrição e desempenho humano.
segunda-feira, 28 de maio de 2012 | 0 comentários | By: --- Nutrition Trainning ---

Anabolizantes, o que são?

             Muitas pessoas ouvem falar das chamadas "bombas", os esteróides androgênicos anabólicos (EAA), ou simplesmente anabolizantes, mas pouco realmente se é divulgado acerca de tais hormônios. Felizmente, a maior parte do pouco que sai na mídia exalta os pontos negativos do uso dos esteróides, embora na cultura popular, passada de boca em boca por praticantes de musculação, muitas vezes o que se ouve é justamente o contrário, um incentivo à utilização de anabolizantes, com promessas tentadoras de resultados muito rápidos em termos de ganho de massa.
           Tal fato não é uma inverdade, porém, é questionável o saldo positivo entre o uso de esteróides, afim do ganho de massa muscular rápido, e seus efeitos colaterais, que podem ser devastadores, levando até mesmo à morte.

         Mas afinal, o que são exatamente os tais anabolizantes? Precisamente, são uma classe de hormônios naturais ou sintéticos que promovem crescimento e divisão celulares rápido, especialmente dos tecidos ósseo e muscular, resultando assim num ganho de massa rápido. São geralmente derivados do hormônio sexual masculino, a testosterona. O uso promove o anabolismo, que é um processo metabólico que resulta em crescimento celular.




      Embora pareça inofensivo, o uso de esteróides anabolizantes pode causar consequências gravíssimas ao corpo humano.        Os esteróides anabólicos podem produzir inúmeros efeitos fisiológicos incluindo efeitos de virilização, maior síntese protéica, massa muscular, força, apetite e crescimento ósseo. Os esteróides anabolizantes também têm sido associados a diversos efeitos colaterais quando forem administrados em doses excessivas, e esses efeitos incluem a elevação do colesterol (aumenta os níveis de LDL e diminui os de HDL), acne, pressão sanguínea elevada, hepatotoxicidade, e até mesmo alterações na morfologia do ventrículo esquerdo do coração.

          Os mecanismos de ação diferem dependendo do esteróide anabólico específico. Diferentes tipos de esteróides anabólicos se ligam ao receptor de andrógeno em diferentes graus, dependendo de sua fórmula química. Alguns esteróides anabólicos não reagem fortemente com o receptor de andrógeno, usando a síntese proteíca ou glicogenólise para sua ação, enquanto outros esteróides reagem fortemente com o receptor de andrógeno.

           O uso de anabolizantes só é recomendado, e de alguma forma benéfico, a pacientes com alguma doença degenerativa, ou em reposição hormonal. Em alguns, casos, até mesmo para astronautas que permaneceram longos períodos no espaço.

          Enfim, a conclusão final é de que é extremamente recomendável que NÃO se utilize de meios "fáceis" para ganho de massa muscular. Afinal, o resultado pode ser rápido, mas alguns efeitos podem sair caros demais. Além disso, nada é mais satisfatório que o resultado desejado obtido após o real esforço na academia, sem o uso de anabolizantes!

                                                                                                    Por Mateus de Oliveira Braga



FONTES:

http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-os-anabolizantes-agem-no-organismo

http://pt.wikipedia.org/wiki/Esteroide_anabolizante#Mecanismo_bioqu.C3.ADmico

http://anabolizantes-sao.blogspot.com.br/