sexta-feira, 1 de junho de 2012 | | By: --- Nutrition Trainning ---

Vitamina C na prática esportiva



Olá, leitores assíduos!

            Hoje iremos falar um pouquinho sobre os efeitos da vitamina C no organismo humano e suas influências na atividade física. Vejamos:

            Durante a prática esportiva, existe uma consequente liberação maior de radicais livres. E o que são radicais livres? Pode-se dizer que são átomos ou moléculas em desequilíbrio, altamente reativos, com  um ou mais elétrons não pareados, que vêm em busca de outro elétron. Ao tentar seu equilíbrio, o radical livre vai na direção de outro elétron, que pode estar na membrana ou no DNA do núcleo.

           Dados experimentais confirmam que durante a prática de atividade física prolongada de alta intensidade pode-se aumentar em 10 vezes ou até mais o consumo de oxigênio nos músculos, o que intensifica a produção de radicais livres, gerando lesão das células e tecidos. Essas lesões podem ocorrer pois as moléculas de oxigênio, na necessidade desesperada de se estabilizar quimicamente, formam o superóxido que, por sua característica polar, acaba danificando as membranas celulares e os tecidos.  


       


       E isso não para por ai! Os indivíduos que praticam exercícios de forma intensa e extrema podem ter um aumento no risco de doenças respiratórias, pois os radicais livres produzidos durante o exercício afetam negativamente o sistema imunológico. Mas e agora? Quem poderia ser utilizado para regenerar este sistema? A vitamina C. 






           O ácido ascórbico (Vitamina C) é considerado um dos mais potentes antioxidantes,  podendo atuar juntamente com as vitaminas A e E, por sua capacidade em doar elétrons e inibir os radicais livres, diminuindo em até 30% o estresse oxidativo. 
Outro fato relacionado à vitamina C, é que ela tem papel essencial no tecido conjuntivo, cartilagem e tecido ósseo (auxiliando na formação de colágeno), tecidos altamente essenciais no desempenho de um atleta.              
             Estudos demonstraram que a suplementação com a vitamina C por um tempo prolongado pode causar benefícios em relação à dor e à lesão muscular, e ainda melhora a condição física, pois, participa do retardo do inicio da fadiga. 




             Em condições normais, nosso organismo utiliza de 3 a 4% da vitamina ingerida, já o atleta de atividades intensas, tem um consumo de até 70%.
            Mas com nem tudo é perfeito, existem os efeitos colaterais de uma superdose da Vitamina C: diarreia e distúrbios gástrico-entéricos, excreção de oxalato e formação de cálculos renais, excreção de ácido úrico, aumento na absorção de ferro podendo levar a uma sobrecarga, diminuição nos níveis de vitamina B12 e cobre, aumento na demanda de oxigênio e até mesmo efeitos pró-oxidantes são alguns deles.
           Por essas consequências torna-se essencial o acompanhamento especializado para sua suplementação para que chance de um efeito adverso seja menor.
           A vitamina C é sintetizada pelas plantas e pela maioria dos mamíferos, porém, nós seres humanos não a sintetizamos, daí a necessidade de sua ingestão diária através da dieta.
           O mais indicado seria a ingestão diária de alimentos ricos nesta vitamina ou usar a suplementação conforme indicação de um nutricionista. Estudos confirmam que ela é melhor absorvida em menores doses e várias vezes ao dia, dessa forma as dosagens plasmáticas serão mantidas constantes ao longo de todo o dia.
          Boas fontes alimentares de vitamina C são, além de todas as frutas cítricas, o tomate, a pimenta vermelha, o rabanete, hortaliças de folhas verdes, manga, kiwi, melão, couve-flor, batatas, mamão, morangos, entre outros tantos. 



            É importante dizer que para exercer sua função antioxidante, a vitamina C em forma de ascorbil, deve estar sempre associada a outros antioxidantes, caso contrário ela terá um efeito oxidante.
          Vale lembrar mais uma vez que qualquer tipo de suplementação deve ser acompanhada de perto por um nutricionista. Então é isso, vida saudável com alta performance!


          Até mais!
Por Marcela Facundes de Novais

Referências:


Livro: Dieta Ortomolecular – Dra. Sylvana Braga. Novo século editora
Livro: Nutrição no esporte – Marcelo Saldanha e Reury Frank Pereira- Coleção Alta performance

0 comentários:

Postar um comentário