quarta-feira, 20 de junho de 2012 | | By: --- Nutrition Trainning ---

Hipertrofia X Hiperplasia

Bom dia, leitores ativos!
    Hoje temos um post diretamente relacionado às suplementações mencionadas anteriormente. A hipertrofia (miofibrilar ou sarcoplasmática) e a hiperplasia , responsáveis pelo crescimento muscular, são dois processos naturais no corpo, mas que podem ser incentivados com certos estímulos.


Hipertrofia

    A hipertrofia muscular é um processo intracelular, que se baseia no aumento de componentes citoplasmáticos, estimulado por exercícios que proporcionam microlesões nas fibras musculares que quando reparadas proporcionam aumento dos componentes celularesA hipertrofia é sempre uma forma de adaptação das células e dos órgãos frente a maior exigência de trabalho, portanto, quanto maior o esforço, maior o crescimento muscular. Pode ser dividida em duas formas, que são estimuladas diferentemente, a Hipertrofia Sarcoplasmática ou a Hipertrofia Miofibrilar.




Hipertrofia Sarcoplasmática

    É o processo que mais ocorre com os exercícios de repetição (baixo esforço, maior velocidade),   Esse processo é o maior responsável pelo aumento do volume muscular, pois após o estiramento (contração e relaxamento forçados ao extremo) a células crescem em comprimento e espessura devido ao aumento da quantidade de substâncias intracelulares. A água é um dos componentes que entra na fibra em grande quantidade, mas quando não ocorre mais esforço, a célula retorna ao seu tamanho normal, pois a estabilidade pode ser restaurada e as substâncias em excesso podem retornar para o espaço extracelular. Outros componentes da fibra, como glicogênio e algumas proteínas também entram em grande quantidade na célula, sendo responsáveis pela hipertrofia. Alguns desses componentes podem ser ingeridos em grande quantidade para aumentar o volume da fibra muscular, entrando sem modificações na fibra ou ajudando na produção de compostos intracelulares. Como a hipertrofia sacoplasmática está mais relacionada ao aumento do volume e não necessariamente da força real, ela é o processo mais importante para os fisioculturistas, e por esse motivo algumas pessoas utilizam anabolizantes esteroides para estimular esse processo, que de forma desregulada traz sérios prejuízos ao corpo. 

Jay Thompson, Fisiculturista

Hipertrofia Miofibrilar

    Ocorre com o aumento da quantidade de miofibrilas. O estímulo responsável pela hipertrofia miofibrilar é o exercício de intensidade (alta carga), que gera o aumento de força real. As miofibrilas são as organelas compostas por sarcômeros, e são a parte contrátil das células musculares (o processo completo é descrito nesse post). A produção de miofibrilas gera o aumento do volume dos músculos, além de proporcionar rigidez e aumento capacidade contrátil do músculo (a "força" que o indivíduo é capaz de exercer). Pode-se dizer que esse é um processo mais completo, pois ocorre um aumento de mais componentes celulares e de sua parte funcional. O uso de suplementos proteicos construtores como Whey e Creatina aumenta a taxa de produção dessas fibras, pois repõe compostos necessários para sua produção. Como esse processo é responsável pelo aumento da força muscular, ele é mais valorizado por atletas de alta performance, lutadores e weightlifters (levantadores de peso olímpico).

Dmitri Klokov, Levantador de Peso Olímpico 

Hiperplasia

    É o aumento do número de células no músculo, decorrente da diferenciação das células satélites. Mesmo que as fibras musculares não tenham alta capacidade mitótica, existem células sem diferenciação que se localizam na periferia do músculo, e tem capacidade mitótica e de especialização. Essas células são estimuladas com exercícios, na regeneração muscular e com hormônios, como o do crescimento, e começam a se multiplicar e se transformar em miócitos, que são as fibras musculares. Como as fibras são as células funcionais do músculo, um grande aumento na sua quantidade irá potencializar todo o tipo de exercício, pois haverá maior facilidade de hipertrofia. A hiperplasia é um processo mais complexo, e para que ocorra, o organismo precisa ser estimulado corretamente e precisa possuir todos os componentes necessários para a produção celular. A hiperplasia está relacionada à regeneração de músculos esqueléticos, porém o seu funcionamento não foi completamente descoberto já que ainda estão sendo estudados os estímulos que causam a ativação da sua mitose e especialização. 

0 comentários:

Postar um comentário