quinta-feira, 27 de setembro de 2012 | 0 comentários | By: --- Nutrition Trainning ---

Suplemento natural: Tribulus terrestris


    O tribulus é um suplemento de ervas usado desde o final dos anos 70 na Europa Ocidental. Uma de suas propostas é aumentar a liberação do hormônio luteinizante para assim aumentar a produção de testosterona, a produção de espermatozoides, o aumento do volume ejaculatório, e aumento da libido.
    É difícil achar pesquisas feitas sobre o Tribulus, a maioria das que existem tem relação com uma companhia Bulgariana chamada Sopharma, que produziu o primeiro tribulus, chamado Tribestan®. Isso não significa que as informações sejam falsas, mas devemos ter em mente que elas não são totalmente imparciais.
     O suplemento só deve ser utilizado se for em forma de extrato, seja em capsula ou em pó, e seu consumo deve ser somente com acompanhamento e recomendação de profissionais qualificados.
Entre os vários efeitos que alega-se causar, pode-se citar alguns como:
Aumento da testosterona e libído sexual
Impotência sexual (disfunção erétil)
Aumentar o ganho de força e massa muscular
Problemas nos rins
Tratamento de pele
Melhora do desempenho atlético
    O aumento da testosterona é o efeito mais comentado pelos vendedores de Tribulus, no entanto, não podemos esquecer que quando aumentamos a testosterona você aumenta a aromatização e com isso, o nível de estrogênio. Para falar em números: na pesquisa feita, os homens tinham em média 600ng/dL de testosterona, e ficaram com 850ng/dL, quantidade ainda normal para homens. O estradiol, que estava em 76 pg/ml foi para 137,5 pm/ml, quantidade considerada além do normal, que seria de 20 a 80 pg/ml.
     Então porque não sofremos os sintomas que os níveis elevados de estrogênio nos causam, como a ginecomastia? Um dos motivos seria a má qualidade da maioria dos suplementos de Tribulus. Testes em laboratórios, (pagos pela Sopharma) em manufaturas de extrato de Tribulus mostraram que a maioria não continham níveis suficientes de protodioscina. 

Extrato ou Erva?

    Outro fato que vale a pena falar é que o Tribulus Terrestris como um suplemento em erva (cru) é diferente do extrato. O “cru” se parece com qualquer outra erva que foi seca e triturada (figura 1) , e o extrato se é um pó marrom com um tom avermelhado (figura 2).
tribulus                tribulus
    O extrato de Tribulus é seguro e parece não ter nenhum efeito colateral. Uma das razões para isso é que ele não eleva a testosterona além do limite. O corpo parece regularizar a aromatização para acomodar o aumentod e LH e testosterona. Nenhum estudo profundo foi feito para provar isso, mas pelas mudanças observadas no nível de testosterona e estradiol, eu diria que há uma grande chance de ser verdade.
   Então, para aproveitar ao máximo, eu sugiro que tome o extrato, e caso você possa (consulte um médico) tome um inibidor de aromatização, como o Arimidex, meio tablete por dia durante a primeira semana, depois meio tablete dia sim dia não, enquanto durar sua suplementação com o Tribulus. Você não vai querer inibir por completo a aromatização, pois isso levará a uma redução do nível de GH (hormônio do crescimento) e do IGF-1.

Por Mateus de Oliveira Braga