sexta-feira, 4 de maio de 2012 | 0 comentários | By: --- Nutrition Trainning ---

Suplementação

           Não é novidade que suplementos estão na rotina de atletas e praticantes de exercício há muito tempo, porém, cada vez mais esse mercado tem aumentado, e cada vez mais também suplementos são utilizados de maneira errada, principalmente por frequentadores de academia e pelos chamados "Marombas".




       Uma sala como essa é o sonho de muita gente que vai a academia, embora nem 10% dos suplementos dela sejam realmente necessários para a maioria das pessoas. Ao longo do tempo, iremos postando informações sobre diversos suplementos e sua correta utilização. Hoje começaremos com uma explicação geral sobre os suplementos e suas utilizações.

         Existem diversos suplementos diferentes no mercado, com diferentes funções, marcas e preços variados. É um suplemento comum em academias ao redor do Brasil o Whey Protein, por exemplo. Muitas pessoas acreditam que precisam do suplemento para o ganho de massa muscular, mas na maioria dos casos, uma dieta balanceada e correta e frequência regular na academia já dariam conta do recado. Entretanto, em alguns casos, os suplementos podem realmente fazer a função que o próprio nome já diz: suplementar necessidades que às vezes seriam dificilmente supridas com dietas normais combinadas com exercícios.

           Existem ainda suplementos que oferecem riscos reais à saude do usuário, suplementos que não foram nem regulamentados pelo governo e que tem seu uso indiscriminado e difundido por praticantes de musculação em academias. Um suplemento específico, por exemplo, pode causar :

- sensação de formigamento nos pés e nas mãos
- aslterações de pressão arterial
- taquicardia
- enjoo
- tontura
- desmaio
- dor de cabeça

              Portanto, é extremamente recomendado a consulta com um nutricionista ou especialista na área para evitar problemas futuros, pois o mercado de suplementos é um mercado milhonário e em constante expansão, e o que não vai faltar são pessoas com segundos interesses, ou até mesmo propagandas, te induzindo à compra, te vendendo uma ilusão de corpo perfeito apenas com o uso do suplemento.

                                                                                                                  Por Mateus de Oliveira Braga
terça-feira, 1 de maio de 2012 | 0 comentários | By: --- Nutrition Trainning ---

Contração muscular

           Estudando a dinâmica do corpo humano, a parte mais importante a ser analisada é o movimento dos músculos.
           O movimento de cada estrutura corporal depende da ação de fibras musculares interagindo com outros elementos, sejam ossos, cartilagens ou órgãos internos. Esse movimento ocorre devido às contrações musculares. Neste post o estudo estará focado nas contrações dos músculos estriados esqueléticos, que são controlados voluntariamente.

O Músculo

          Os músculos estriados esqueléticos possuem partes menores chamadas feixes que são compostos por fibras musculares (conjuntos de células musculares). Abaixo vemos essa divisão até as fibras.




Proteínas envolvidas

          Dentro de cada célula existe uma grande quantidade de proteínas chamadas actina e miosina, que são as principais responsáveis pelo movimento. Elas interagem entre si, utilizando íons de cálcio como desinibidores, ATP como energia  e as interações entre a "cabeça" da miosina e o corpo da actina para gerar uma pequena movimentação em cada conjunto proteico, como na imagem: 




          Quando não há a presença do cálcio (pequena esfera amarela), um componente desse conjunto, a tropomiosina, não permite o contato da miosina com a actina, interrompendo a contração muscular. Esse componente é responsável pela interrupção do gasto desnecessário de energia, quando a contração não é necessária.




          O ATP é o cone cinza, que reage com a miosina se hidrolisando para fornecer energia para a reação entre a actina e a miosina.



Estímulo motor


          Por último, para que a contração muscular ocorra, existe o fator estímulo, que no caso estudado vem dos neurônios motores que trazem o estímulo voluntário do cérebro para o músculo. Esses neurônios são responsáveis pela delicadeza dos movimentos, já que quanto mais enervadas estão as fibras musculares, mais preciso é o movimento do músculo esquelético.




          Abaixo é disponibilizado um vídeo esquemático da contração muscular, em inglês, para melhor visualização da interação actina-miosina.




Fontes:

Google imagens
                                                                                                    Por Lucas da Silva Ferreira
segunda-feira, 30 de abril de 2012 | 0 comentários | By: --- Nutrition Trainning ---

Hipertensão e Atividade Física

O que é hipertensão ?

                No processo de bombeamento do sangue pelo coração por meio das artérias para restante do corpo, ele é "empurrado" contra as parede dos vasos sanguíneos. Isso acaba gerando uma certa tensão na parede das artérias que é denominada pressão arterial. 
                A hipertensão arterial é a elevação da pressão arterial para números acima dos valores considerados normais (140/90mHg) para os indivíduos. Esta elevação anormal tem a capacidade de causar diferentes lesões em outros órgãos do corpo humano, tais como olhos, rins, cérebro e coração, provocando neste, uma hipertrofia (espessamento) de suas paredes como mostra a figura abaixo: 


E em que a atividade física pode contribuir? 

             As diversas formas de atividade física podem gerar diferentes respostas fisiológicas que vão exercer influência direta sobre o sistema cardiovascular. Estudos mostraram o seu efeito benéfico sobre a pressão arterial. Sendo a hipertensão arterial uma doença crônica de alta incidência na população mundial e que não apresenta sintomas, o exercício físico se destaca, juntamente com a alimentação balanceada, como elemento não medicamentoso para o seu controle. 
            Estudos mostraram efeitos indesejáveis do tratamento com medicamentos em alguns pacientes com hipertensão arterial sistêmica. O efeito do exercício físico sobre os níveis da pressão arterial de grau leve a moderado é bem importante, uma vez que o paciente hipertenso teria a possibilidade de diminuir a dosagem dos seus medicamentos ou até ter a sua pressão arterial controlada, sem a adoção de medidas farmacológicas.   
            Entretanto, 25% dos pacientes hipertensos não são responsivos ao treinamento físico, uma vez que a hipertensão arterial sistêmica é uma síndrome que pode ser influenciada pela herança genética. 
         O exercício físico de baixa intensidade diminui a pressão arterial pois provoca redução no débito cardíaco ,que é o volume de sangue que é bombeado pelo coração em um minuto. Logo, quanto menor for o volume de sangue envidado pelo coração para as artérias, menor será a tensão nas paredes destas, diminuindo assim a pressão arterial. 
            O treinamento aeróbico por exercícios geralmente não modifica, em indivíduos sem a doença , os níveis de pressão arterial sistólica e diastólica em repouso. 
           Portanto, não fique parado ! Seja para prevenir ou para tratar a hipertensão, procure um profissional da área da saúde e mexa-se ! A adoção de hábitos saudáveis nunca é demais ! 


                                                      Por Marcela Facundes de Novais


Referências:

http://www.hportugues.com.br/saude/cuidados/hipertensao/DocImageBig.2004-04-22.3432 http://www.endocardio.med.br/hipertensao-arterial/
 http://www.scielo.br/pdf/rbme/v10n6/a08v10n6.pdf 

domingo, 29 de abril de 2012 | 0 comentários | By: --- Nutrition Trainning ---

Apresentação

          Em uma sociedade onde a preocupação com a estética e com a saúde é fundamental para uma vida com qualidade, uma maneira de conciliar saúde e estética é através do exercício físico. Essa atividade se tornou cada vez mais procurada por grande parte da população em busca de uma vida saudável ou da forma física ideal.
         Um dos nossos objetivos aqui é analisar bioquimicamente os efeitos da atividade física no corpo, já que eles são benéficos se praticados moderadamente  quando acompanhados de uma dieta adequada, mas prejudiciais quando praticados exageradamente. No blog, serão também analisadas as mudanças metabólicas no organismo com relação a atividades aeróbias e anaeróbias, e os efeitos da dieta no desempenho físico.
        Em relação ao aperfeiçoamento do desempenho físico, abordaremos o artificio da suplementação alimentar, pois mesmo com grande número de estudos sobre os suplementos, ainda resta muita dúvida sobre os efeitos de tais produtos.
       Como consequência e também como estímulo para a prática de exercícios, citam-se o reforço da musculatura e do sistema cardiovascular e o aperfeiçoamento das habilidades motoras que exercem influência na qualidade de vida dos indivíduos.
         Sendo direcionadas para atletas de alta performance ou para pessoas em geral, as informações de nosso blog irão esclarecer muitas questões ‘míticas’ sobre a prática de exercícios, seja como influência na saúde, seja como uma atividade enzimática e hormonal que modifica muitas reações internas do corpo humano.
      Pretendemos realizar também uma série de entrevistas com fisiculturistas, atletas e também sedentários, para ilustrar qual é o pensamento recorrente a respeito da prática esportiva, do emagrecimento e do ganho de massa muscular, pois esses interesses de grande parte da população atual.
         Por fim, nosso desejo é que as informações postadas nesse blog despertem o interesse dos leitores pela prática esportiva e os auxiliem em dúvidas decorrentes dos assuntos abordados.  
Esperamos que gostem !
        
Marcela Facundes
Isabela Feitosa
Lucas Ferreira
Mateus Braga
Victor Leão