Não é novidade que suplementos estão na rotina de atletas e praticantes de exercício há muito tempo, porém, cada vez mais esse mercado tem aumentado, e cada vez mais também suplementos são utilizados de maneira errada, principalmente por frequentadores de academia e pelos chamados "Marombas".
Uma sala como essa é o sonho de muita gente que vai a academia, embora nem 10% dos suplementos dela sejam realmente necessários para a maioria das pessoas. Ao longo do tempo, iremos postando informações sobre diversos suplementos e sua correta utilização. Hoje começaremos com uma explicação geral sobre os suplementos e suas utilizações.
Existem diversos suplementos diferentes no mercado, com diferentes funções, marcas e preços variados. É um suplemento comum em academias ao redor do Brasil o Whey Protein, por exemplo. Muitas pessoas acreditam que precisam do suplemento para o ganho de massa muscular, mas na maioria dos casos, uma dieta balanceada e correta e frequência regular na academia já dariam conta do recado. Entretanto, em alguns casos, os suplementos podem realmente fazer a função que o próprio nome já diz: suplementar necessidades que às vezes seriam dificilmente supridas com dietas normais combinadas com exercícios.
Existem ainda suplementos que oferecem riscos reais à saude do usuário, suplementos que não foram nem regulamentados pelo governo e que tem seu uso indiscriminado e difundido por praticantes de musculação em academias. Um suplemento específico, por exemplo, pode causar :
- sensação de formigamento nos pés e nas mãos
- aslterações de pressão arterial
- taquicardia
- enjoo
- tontura
- desmaio
- dor de cabeça
Portanto, é extremamente recomendado a consulta com um nutricionista ou especialista na área para evitar problemas futuros, pois o mercado de suplementos é um mercado milhonário e em constante expansão, e o que não vai faltar são pessoas com segundos interesses, ou até mesmo propagandas, te induzindo à compra, te vendendo uma ilusão de corpo perfeito apenas com o uso do suplemento.
Por Mateus de Oliveira Braga
0 comentários:
Postar um comentário