segunda-feira, 30 de abril de 2012 | | By: --- Nutrition Trainning ---

Hipertensão e Atividade Física

O que é hipertensão ?

                No processo de bombeamento do sangue pelo coração por meio das artérias para restante do corpo, ele é "empurrado" contra as parede dos vasos sanguíneos. Isso acaba gerando uma certa tensão na parede das artérias que é denominada pressão arterial. 
                A hipertensão arterial é a elevação da pressão arterial para números acima dos valores considerados normais (140/90mHg) para os indivíduos. Esta elevação anormal tem a capacidade de causar diferentes lesões em outros órgãos do corpo humano, tais como olhos, rins, cérebro e coração, provocando neste, uma hipertrofia (espessamento) de suas paredes como mostra a figura abaixo: 


E em que a atividade física pode contribuir? 

             As diversas formas de atividade física podem gerar diferentes respostas fisiológicas que vão exercer influência direta sobre o sistema cardiovascular. Estudos mostraram o seu efeito benéfico sobre a pressão arterial. Sendo a hipertensão arterial uma doença crônica de alta incidência na população mundial e que não apresenta sintomas, o exercício físico se destaca, juntamente com a alimentação balanceada, como elemento não medicamentoso para o seu controle. 
            Estudos mostraram efeitos indesejáveis do tratamento com medicamentos em alguns pacientes com hipertensão arterial sistêmica. O efeito do exercício físico sobre os níveis da pressão arterial de grau leve a moderado é bem importante, uma vez que o paciente hipertenso teria a possibilidade de diminuir a dosagem dos seus medicamentos ou até ter a sua pressão arterial controlada, sem a adoção de medidas farmacológicas.   
            Entretanto, 25% dos pacientes hipertensos não são responsivos ao treinamento físico, uma vez que a hipertensão arterial sistêmica é uma síndrome que pode ser influenciada pela herança genética. 
         O exercício físico de baixa intensidade diminui a pressão arterial pois provoca redução no débito cardíaco ,que é o volume de sangue que é bombeado pelo coração em um minuto. Logo, quanto menor for o volume de sangue envidado pelo coração para as artérias, menor será a tensão nas paredes destas, diminuindo assim a pressão arterial. 
            O treinamento aeróbico por exercícios geralmente não modifica, em indivíduos sem a doença , os níveis de pressão arterial sistólica e diastólica em repouso. 
           Portanto, não fique parado ! Seja para prevenir ou para tratar a hipertensão, procure um profissional da área da saúde e mexa-se ! A adoção de hábitos saudáveis nunca é demais ! 


                                                      Por Marcela Facundes de Novais


Referências:

http://www.hportugues.com.br/saude/cuidados/hipertensao/DocImageBig.2004-04-22.3432 http://www.endocardio.med.br/hipertensao-arterial/
 http://www.scielo.br/pdf/rbme/v10n6/a08v10n6.pdf 

0 comentários:

Postar um comentário