segunda-feira, 30 de julho de 2012 | 0 comentários | By: --- Nutrition Trainning ---

Exercício físico e a queima de gordura!


  Para a grande maioria dos praticantes de exercício físico, o objetivo principal é a queima de gordura, o emagrecimento e atingir o tão sonhado corpo perfeito! É comum pensar que se exercitar freneticamente irá acarretar no almejado corpo perfeito, afinal, quanto mais intenso o exercício, maior a queima de gordura, certo? Errado! Vamos entender o porque...

                                                            

 Ao praticar um exercício de alta intensidade, a oxidação de carboidratos aumenta, mas ao mesmo tempo a contribuição relativa da oxidação de lipídios para o gasto energético diminui. Durante o exercício de alta intensidade o metabolismo do corpo se mantém acelerado aumentando a oxidação de carboidratos, a perda de líquidos e promove maior utilização dos triacilgliceróis intramusculares. Nessa intensidade de exercício, lipídios e carboidratos contribuem similarmente em relação ao gasto calórico do exercício. No exercício de baixa intensidade, a taxa de captação de ácidos graxos livres é suficiente para manter a maior parte da gordura metabolizada, sendo assim facilmente oxidada.

                                         
  Em exercícios de alta performance ocorre a diminuição da oxidação total de lipídios, pois o esforço físico é maior e essa oxidação não é suficiente para atender a demanda energética, portanto outros substratos são predominantemente mobilizados, como o glicogênio muscular e a glicose sanguínea. Um outro fator relevante: Quem consegue manter um exercício de alta intensidade por muito tempo? Exatamente, o exercício de baixa intensidade pode ser prolongado de 1 a 2 horas ou mais e nesses casos de exercícios duradouros, os ácidos graxos livres plasmáticos representam o substrato energético predominante.

                                           

  Portanto, quem achava que caminhada não adiantava, se enganou! Para todos aqueles que objetivam a queima de gordura, são recomendados exercícios de baixa intensidade praticados por mais tempo. É melhor uma caminhada de 1 a 2 horas do que uma corrida pesada de 30 minutos; e claro, seguidos de uma alimentação balanceada! Aproveitem a dica, e bom exercício a todos!


Por: Isabela Feitosa

Fonte: Livro: Nutrição: fundamentos e aspectos atuais