sexta-feira, 25 de maio de 2012 | | By: --- Nutrition Trainning ---

Hormônios Pancreáticos

Olá seres ativos da internet!
     Hoje no blog continuaremos o assunto que para a maioria não está relacionado à atividade física, mas que está profundamente relacionado ao exercício, e principalmente, à uma vida saudável. Como foi dito no post anterior, o ser humano possui uma série de hormônios que controlam a maioria das reações fisiológicas (respostas ao ambiente e estímulos externos). Hoje veremos dois hormônios produzidos pelo pâncreas, a Insulina e o Glucagon.

Insulina

     A Insulina é o hormônio secretado pelas células-β do pâncreas, e é responsável pela exposição dos receptores GLUT-4. Esses receptores são proteínas da membrana celular responsáveis pela captação de glicose da corrente sanguínea para dentro das células que precisam de energia (isso é, todas as células do corpo humano). A ativação do GLUT-4 é tão importante para a célula que desencadeia várias outras funções, como alterações nos ciclos do metabolismo de glicose desta forma:


    Com o reconhecimento da insulina, os receptores são expostos, aumentando a absorção de glicose e desta forma aumentando a produção de glicogênio, de ácidos graxos, a Glicólise (dependendo da necessidade celular) e a absorção de aminoácidos extracelulares e diminuindo a síntese de glicose, a quebra de lipídeos e a quebra de proteínas. A principal ação da insulina no corpo é nas células musculares (maior disponibilidade de energia para a célula) e nos adipócitos (armazenamento e síntese de ácidos graxos).
    A deficiência desse hormônio prejudica a absorção de glicose, por isso aumenta a fome, a síntese de glicose a partir de outros compostos e diminui o tônus muscular (a insulina também dilata vasos da circulação periférica), a absorção de aminoácidos e potássio. 

Glucagon

    O Glucagon tem ação oposta à insulina em praticamente todas as respostas. Ele é secretado pelas células-α do pâncreas em períodos de jejum, e ativa os processos necessários para a manutenção dos níveis sanguíneos de glicose, como a gliconeogênese e a glicogenólise. Para manter as atividade normais do corpo, ele ativa o catabolismo de outras substâncias nutritivas, as proteínas e os lipídeos, e ativa a quebra de glicogênio hepático, sustentando a concentração de glucose no sangue. Como já foi dito no blog, os lipídeos são quebrados em maior taxa após o esgotamento do glicogênio muscular e hepático, por isso o glicogênio é tão importante para o emagrecimento.
    
Concluindo...

     Estes dois hormônios pancreáticos estão diretamente relacionados ao fornecimento de energia ao corpo, pois além de diversos tecidos serem influenciados pelas suas ações secundárias, eles tem grande afinidade pelos tecidos muscular, adiposo e hepático, e por isso suas irregularidades causam sérios problemas, principalmente a hipo e hiperglicemia. 
    Para cuidar bem desse órgão vital, evite o consumo exagerado de carboidratos simples (Glicose, Galactose e Frutose) e principalmente em jejum, evite qualquer carboidrato não-complexo para não forçar as células pancreáticas a trabalhar subitamente.


Por Lucas da Silva

Fontes
Bioquímica: Torres, Bayardo B., Marzzoco, Anita. Bioquímica Básica. 3.ed, Guanabara Koogan

0 comentários:

Postar um comentário