quarta-feira, 13 de junho de 2012 | | By: --- Nutrition Trainning ---

Hematose

Durante os nossos estudos, desde o ensino fundamental, sempre ouvimos falar que a maioria dos organismos vivos é aeróbia. Mas o que isso realmente quer dizer?

Respiração

A dependência metabólica de alguns gases (principalmente oxigênio e gás carbônico) é uma característica em comum de todos os animais e da maioria dos seres vivos. Nos mamíferos, a respiração é denominada pulmonar, pois realiza o processo de absorção de oxigênio e excreção de gás carbônico através dos pulmões. O Cérebro coordena a respiração involuntariamente, utilizando os níveis de pH sanguíneo para verificar a necessidade de oxigênio.            
O organismo utiliza soluções tampão no sangue para detectar contra alterações da acidez. O tampão mais importante do sangue utiliza o bicarbonato (um composto básico) que se encontra em equilíbrio com  o dióxido de carbono (um composto ácido). À medida que mais ácido (CO2) ingressa na corrente sanguínea com a excreção das células, mais bicarbonato deve ser produzido, ou mais CO2 deve ser excretado para fora do corpo.


À medida que mais base entra na corrente sanguínea, mais dióxido de carbono e menos bicarbonato são produzidos, ou seja, menos a excreção de CO2. Em ambos os casos, o efeito sobre o pH é minimizado pelo tampão. O dióxido de carbono é um subproduto importante do ciclo de Krebbs e, consequentemente, é produzido constantemente pelas células. O sangue transporta o dióxido de carbono até os pulmões utilizando a Hemoglobina aderida ao CO2 (11% do gás), dissolvido no plasma sanguíneo (8%) e como íon Bicarbonato (81%), responsável pela variação do pH do sangue. Os centros de controle respiratório localizados no cérebro regulam a quantidade de dióxido de carbono que é expirado, controlando a velocidade e “profundidade” da respiração.



 Hematose

A hematose é o fenômeno da troca de gases que ocorre no interior dos alvéolos pulmonares e consiste na conversão do sangue venoso (rico em gás carbônico) em sangue arterial (rico em oxigênio). Essa conversão nada mais é do que a difusão passiva a favor do gradiente Nos alvéolos pulmonares a concentração de oxigênio é bem maior do que a dos capilares sanguíneos, por isso o gás oxigênio presente nos alvéolos passa para os capilares sanguíneos. 



       Depois, penetra nas hemácias e se combina com a hemoglobina, pigmento respiratório que apresenta quatro cadeias de aminoácidos combinadas com um grupo que contém ferro (o grupo heme). Esse pigmento recebe como nome Oxi-hemoglobina após a junção com o oxigênio, permitindo o transporte desse gás até os tecidos sem ocorrer a formação de êmbolos.

          Exercício

       Durante o exercício, como já foi dito no blog, a necessidade energética aumenta, e portanto o ciclo de Krebbs se torna mais ativo. Para a produção de suas enzimas e coenzimas, uma outra via produtora de ATP é ativada, a Cadeia de transporte de elétrons. A maior necessidade de oxigênio encontra-se nessa via, pois na falta das coenzimas do Oxaloacetato, o Piruvato se converte em Lactato e dificulta a entrada no ciclo de Krebbs. O aumento da necessidade de Oxigênio juntamente com a grande excreção de gás carbônico decorrente do metabolismo, ativa alguns mecanismos que aumentam a taxa respiratória do indivíduo, como expansão da área de contato dos alvéolos, melhora na contração dos músculos lisos do pulmão devido a adrenalina, respiração ofegante (rápida e curta) e até mesmo o bocejo, que é um mecanismo de defesa para a baixa absorção de oxigênio em ocasiões críticas.
       Como a respiração adequada para o exercício é essencial para um bom desempenho, existem técnicas para melhorá-la, já que além dos músculos pulmonares lisos, um músculo esquelético está envolvido na respiração, e pode ser controlado e exercitado para melhor respiração. O relaxamento, alongamento e concentração são necessários para aprender a respirar bem, por isso muitos sites de Yoga e Shiatsu, entre outros, ensinam os princípios da respiração correta.


Por Lucas Ferreira

Fontes:

0 comentários:

Postar um comentário