quinta-feira, 21 de junho de 2012 | 0 comentários | By: --- Nutrition Trainning ---

Papel do sono no emagrecimento

Os exercícios físicos, com o objetivo de perda de peso, são muito procurados por pessoas de todas as idades, porém um descanso inadequado pode minimizar os resultados obtidos pela pratica de atividade física. Não é novidade afirmar que o sono é essencial para o ganho de massa muscular, mas não é muito popular, o fato de que o sono também é essencial para quem quer perder o excesso de peso e se livrar daquela barriguinha deselegante.

O sono se relaciona com emagrecimento através da tolerância de glicose e células de gordura. Um estudo com diabéticos constatou que pessoas que dormiam de 4 a 5 horas por dia liberavam muito mais insulina e ainda geravam maior resistência a ela, do que pessoas que dormiam 6 horas ou mais. Outras pesquisas descobriram ainda que o indivíduo que dorme menos também tem maior chance de apresentar maior ingestão calórica, cerca de 300 calorias por dia a mais do que uma pessoa com o sono adequado. “Quando você está com sono, busca energia, e a comida pode dar essa energia. Na pesquisa, os que dormiam menos faziam uma refeição a mais”, explica a pesquisadora Marie Pierre, da Universidade Columbia.
Além da ingestão calórica e da liberação de insulina, o indivíduo que dorme pouco apresenta maior dificuldade de emagrecer. Uma pessoa que dorme entre 6 e 8 horas por noite tem em média o dobro de facilidade de perder peso.

Durante o sono, vários processos metabólicos acontecem no organismo de uma pessoa, que se alterados, prejudicam o funcionamento normal do corpo. Quem dorme pouco, tem menor vigor físico, envelhece precocemente, é mais propenso a infecções, à obesidade, à hipertensão e ao diabetes, segundo pesquisas. Colocar o sono em segundo plano pode comprometer seriamente a saúde, pois é durante o sono que são produzidos alguns hormônios vitais no funcionamento de nosso organismo. Por exemplo, o pico de produção do hormônio do crescimento (também conhecido como GH) ocorre durante a primeira fase do sono profundo, aproximadamente meia hora após uma pessoa dormir. As principais funções do GH são ajudar a manter o tônus muscular, evitar o acúmulo de gordura, melhorar o desempenho físico e combater a osteoporose. Estudos mostram que quem não dorme o suficiente reduz o tempo de sono profundo e, assim, a fabricação do hormônio do crescimento.
Por isso é de extrema importância ter um sono de boa duração (entre 6 e 8 horas por noite) e de boa qualidade (local confortável e tranquilo). A falta de sono prejudica o emagrecimento e a recomposição da massa muscular, diminuindo, com isso, o desempenho na atividade física. Seguem aí algumas dicas, apontadas por especialistas, para ter um sono mais duradouro e mais eficiente.
1. Antes de ir para a cama, escreva tudo o que precisa fazer de importante no dia seguinte. Assim, você evita perder seu precioso tempo na cama enumerando as atividades que terá de fazer depois.
2. Delegue tarefas. As pessoas mais próximas podem não fazer tudo tão bem quanto você, mas respire fundo e agradeça a ajuda delas.
3. Acostume-se a utilizar serviços da internet, como pagar contas, fazer supermercado ou comprar presentes. É mais prático e você evita uma série de desgastes, como o trânsito, os problemas de estacionamento e as filas.
4. Tire a TV do quarto! Essa é uma tentação que compromete o sono de qualquer um.
5. Evite ingerir café, chá mate, refrigerantes e bebidas alcoólicas à noite. Prefira chá de erva cidreira ou hortelã.
Por Victor Leão
Fontes:
Google Imagens




quarta-feira, 20 de junho de 2012 | 0 comentários | By: --- Nutrition Trainning ---

Hipertrofia X Hiperplasia

Bom dia, leitores ativos!
    Hoje temos um post diretamente relacionado às suplementações mencionadas anteriormente. A hipertrofia (miofibrilar ou sarcoplasmática) e a hiperplasia , responsáveis pelo crescimento muscular, são dois processos naturais no corpo, mas que podem ser incentivados com certos estímulos.


Hipertrofia

    A hipertrofia muscular é um processo intracelular, que se baseia no aumento de componentes citoplasmáticos, estimulado por exercícios que proporcionam microlesões nas fibras musculares que quando reparadas proporcionam aumento dos componentes celularesA hipertrofia é sempre uma forma de adaptação das células e dos órgãos frente a maior exigência de trabalho, portanto, quanto maior o esforço, maior o crescimento muscular. Pode ser dividida em duas formas, que são estimuladas diferentemente, a Hipertrofia Sarcoplasmática ou a Hipertrofia Miofibrilar.




Hipertrofia Sarcoplasmática

    É o processo que mais ocorre com os exercícios de repetição (baixo esforço, maior velocidade),   Esse processo é o maior responsável pelo aumento do volume muscular, pois após o estiramento (contração e relaxamento forçados ao extremo) a células crescem em comprimento e espessura devido ao aumento da quantidade de substâncias intracelulares. A água é um dos componentes que entra na fibra em grande quantidade, mas quando não ocorre mais esforço, a célula retorna ao seu tamanho normal, pois a estabilidade pode ser restaurada e as substâncias em excesso podem retornar para o espaço extracelular. Outros componentes da fibra, como glicogênio e algumas proteínas também entram em grande quantidade na célula, sendo responsáveis pela hipertrofia. Alguns desses componentes podem ser ingeridos em grande quantidade para aumentar o volume da fibra muscular, entrando sem modificações na fibra ou ajudando na produção de compostos intracelulares. Como a hipertrofia sacoplasmática está mais relacionada ao aumento do volume e não necessariamente da força real, ela é o processo mais importante para os fisioculturistas, e por esse motivo algumas pessoas utilizam anabolizantes esteroides para estimular esse processo, que de forma desregulada traz sérios prejuízos ao corpo. 

Jay Thompson, Fisiculturista

Hipertrofia Miofibrilar

    Ocorre com o aumento da quantidade de miofibrilas. O estímulo responsável pela hipertrofia miofibrilar é o exercício de intensidade (alta carga), que gera o aumento de força real. As miofibrilas são as organelas compostas por sarcômeros, e são a parte contrátil das células musculares (o processo completo é descrito nesse post). A produção de miofibrilas gera o aumento do volume dos músculos, além de proporcionar rigidez e aumento capacidade contrátil do músculo (a "força" que o indivíduo é capaz de exercer). Pode-se dizer que esse é um processo mais completo, pois ocorre um aumento de mais componentes celulares e de sua parte funcional. O uso de suplementos proteicos construtores como Whey e Creatina aumenta a taxa de produção dessas fibras, pois repõe compostos necessários para sua produção. Como esse processo é responsável pelo aumento da força muscular, ele é mais valorizado por atletas de alta performance, lutadores e weightlifters (levantadores de peso olímpico).

Dmitri Klokov, Levantador de Peso Olímpico 

Hiperplasia

    É o aumento do número de células no músculo, decorrente da diferenciação das células satélites. Mesmo que as fibras musculares não tenham alta capacidade mitótica, existem células sem diferenciação que se localizam na periferia do músculo, e tem capacidade mitótica e de especialização. Essas células são estimuladas com exercícios, na regeneração muscular e com hormônios, como o do crescimento, e começam a se multiplicar e se transformar em miócitos, que são as fibras musculares. Como as fibras são as células funcionais do músculo, um grande aumento na sua quantidade irá potencializar todo o tipo de exercício, pois haverá maior facilidade de hipertrofia. A hiperplasia é um processo mais complexo, e para que ocorra, o organismo precisa ser estimulado corretamente e precisa possuir todos os componentes necessários para a produção celular. A hiperplasia está relacionada à regeneração de músculos esqueléticos, porém o seu funcionamento não foi completamente descoberto já que ainda estão sendo estudados os estímulos que causam a ativação da sua mitose e especialização. 

terça-feira, 19 de junho de 2012 | 0 comentários | By: --- Nutrition Trainning ---

The Blade, Dexter Tyrone

Boa noite, leitores!

Hoje nosso objetivo aqui no blog é um pouquinho diferente. Traremos apenas como curiosidade a dieta de Dexter Tyrone Jackson, um dos mais conhecidos fisiculturistas da atualidade e vencedor de vários prêmios internacionais nessa modalidade.

VALE LEMBRAR QUE ESSA DIETA É ESPECIALMENTE PREPARADA PARA O ORGANISMO DESTE ATLETA, NAS CONDIÇÕES DESSE TIPO DE TREINO. PORTANTO, SE SEU OBJETIVO FOR SE TORNAR UM FISICULTURISTA, PROCURE UM NUTRICIONISTA E UM PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA MELHORES ORIENTAÇÕES.

Dexter Tyrone Jackson:

Apelido: The Blade
Local de Nascimento: Jacksonville, Flórida
Data de Nascimento: 25 de novembro de 1969
Altura: 1,68 m
Peso para o Mr. Olympia: 105,69 kg
Peso fora de temporada: 111,13 kg


Abaixo a Dieta que Dexter Jackson:


Pré Competição - Pre Contest                                

1ª refeição
Aproximadamente 230 g de peixe
1 xícara de milho
Suplemento a base de Leucina
Termogênico em Cápsulas

2ª refeição
Entre 230 e 290 gramas de frango
1 xícara de arroz

3ª refeição
Suplementação pré-treino
Meal Replacement Powder (substituto de refeição em pó)
Termogênico em Cápsulas

4ª refeição
Suplementação pós-treino
Whey Protein
Volumizador Celular

5ª refeição
300 gramas de frango ou peixe
1 xícara de arroz

6ª refeição
10 claras de ovo
Whey Protein
Suplemento a base de Leucina



Fora de temporada - Off Season

1ª refeição
Omelete de 10 ovos
2 torradas
Whey Protein
Suplemento a base de Leucina

2ª refeição
340 g de carne
12 xícaras de arroz

3ª refeição
Suplementação pré-treino                                          
Óxido Nítrico
MRP (substituto de refeição em pó)

4ª refeição
Suplementação pós-treino
Suplemento Pré-hormonal
Volumizador celular
Whey Protein

5ª refeição
Dois peitos de frango de 170gr
Massas (macarrão, pão, etc.)

6ª refeição
Pizza, tacos ou o que quiser
Whey Protein
Suplemento a base de Leucina





Conquistas em 2008:




1° Lugar: Mr. Olympia
1° Lugar: Nova Zelândia Elite Pro
1° Lugar: Grande Prêmio da Austrália
1° Lugar: Arnold Classic
1° Lugar: Grande Prêmio Romênia






Então é isso, pessoal! No pain, no gain ;) 
(Troféu Mr. Olympia)







Por Grupo Nutrition Trainnig







Referências : 
http://definicaototal.com.br/fisiculturismo/dexter-jackson-%E2%80%93-biografia/
Google images