quinta-feira, 21 de junho de 2012 | | By: --- Nutrition Trainning ---

Papel do sono no emagrecimento

Os exercícios físicos, com o objetivo de perda de peso, são muito procurados por pessoas de todas as idades, porém um descanso inadequado pode minimizar os resultados obtidos pela pratica de atividade física. Não é novidade afirmar que o sono é essencial para o ganho de massa muscular, mas não é muito popular, o fato de que o sono também é essencial para quem quer perder o excesso de peso e se livrar daquela barriguinha deselegante.

O sono se relaciona com emagrecimento através da tolerância de glicose e células de gordura. Um estudo com diabéticos constatou que pessoas que dormiam de 4 a 5 horas por dia liberavam muito mais insulina e ainda geravam maior resistência a ela, do que pessoas que dormiam 6 horas ou mais. Outras pesquisas descobriram ainda que o indivíduo que dorme menos também tem maior chance de apresentar maior ingestão calórica, cerca de 300 calorias por dia a mais do que uma pessoa com o sono adequado. “Quando você está com sono, busca energia, e a comida pode dar essa energia. Na pesquisa, os que dormiam menos faziam uma refeição a mais”, explica a pesquisadora Marie Pierre, da Universidade Columbia.
Além da ingestão calórica e da liberação de insulina, o indivíduo que dorme pouco apresenta maior dificuldade de emagrecer. Uma pessoa que dorme entre 6 e 8 horas por noite tem em média o dobro de facilidade de perder peso.

Durante o sono, vários processos metabólicos acontecem no organismo de uma pessoa, que se alterados, prejudicam o funcionamento normal do corpo. Quem dorme pouco, tem menor vigor físico, envelhece precocemente, é mais propenso a infecções, à obesidade, à hipertensão e ao diabetes, segundo pesquisas. Colocar o sono em segundo plano pode comprometer seriamente a saúde, pois é durante o sono que são produzidos alguns hormônios vitais no funcionamento de nosso organismo. Por exemplo, o pico de produção do hormônio do crescimento (também conhecido como GH) ocorre durante a primeira fase do sono profundo, aproximadamente meia hora após uma pessoa dormir. As principais funções do GH são ajudar a manter o tônus muscular, evitar o acúmulo de gordura, melhorar o desempenho físico e combater a osteoporose. Estudos mostram que quem não dorme o suficiente reduz o tempo de sono profundo e, assim, a fabricação do hormônio do crescimento.
Por isso é de extrema importância ter um sono de boa duração (entre 6 e 8 horas por noite) e de boa qualidade (local confortável e tranquilo). A falta de sono prejudica o emagrecimento e a recomposição da massa muscular, diminuindo, com isso, o desempenho na atividade física. Seguem aí algumas dicas, apontadas por especialistas, para ter um sono mais duradouro e mais eficiente.
1. Antes de ir para a cama, escreva tudo o que precisa fazer de importante no dia seguinte. Assim, você evita perder seu precioso tempo na cama enumerando as atividades que terá de fazer depois.
2. Delegue tarefas. As pessoas mais próximas podem não fazer tudo tão bem quanto você, mas respire fundo e agradeça a ajuda delas.
3. Acostume-se a utilizar serviços da internet, como pagar contas, fazer supermercado ou comprar presentes. É mais prático e você evita uma série de desgastes, como o trânsito, os problemas de estacionamento e as filas.
4. Tire a TV do quarto! Essa é uma tentação que compromete o sono de qualquer um.
5. Evite ingerir café, chá mate, refrigerantes e bebidas alcoólicas à noite. Prefira chá de erva cidreira ou hortelã.
Por Victor Leão
Fontes:
Google Imagens




0 comentários:

Postar um comentário