domingo, 19 de agosto de 2012 | 2 comentários | By: --- Nutrition Trainning ---

Proteínas, aminoácidos e o ganho de massa muscular !

   É de conhecimento geral que as proteínas são essenciais na dieta e para o ganho de massa muscular. Nosso objetivo aqui hoje é esclarecer a função das proteínas no organismo e as forma de suplementação mais conhecidas.
                                         
   As proteínas fornecem aminoácidos para o organismo que são responsáveis pelo anabolismo, catabolismo ou degradação, e produção de energia. Por essas vias os aminoácidos servirão na construção e manutenção dos tecidos, formação de enzimas, hormônios, anticorpos, no fornecimento de energia e na regulação dos processos metabólicos.
  A ingestão de proteínas em excesso, não aumenta a massa muscular, porque o nosso corpo não tem reserva de proteínas; as proteínas ingeridas vão para as suas determinadas funções no organismo e seu excesso é degradado e convertido em outros compostos. A parte do aminoácido que contém moléculas de carbono será oxidada e fornecerá energia para a célula, já a parte que contém nitrogênio será mandada para o fígado, transformada em uréia e excretada pelos rins; por esse motivo seu excesso pode sobrecarregar os rins. A ingestão recomendada para praticantes de atividade física é maior que do que a de um sedentário, pois o exercício provoca um declínio na taxa de proteína. O recomendado para atletas seria 1,2 à 3,0 gr/Kg/dia.
                                              

  Esclarecidos alguns aspectos das proteínas, falaremos agora da suplementação de proteínas e aminoácidos:


Whey Protein


                                                     


  O whey protein é um dos suplementos proteicos mais conhecidos e consumidos entre os atletas. É a proteína extraída do leite na sua fabricação e isolada da caseína, potencializando seus efeitos, é uma proteína de rápida absorção e de valor biológico altíssimo, por conter uma rica quantidade de aminoácidos essenciais incluindo os BCAA's que será falado a seguir. O consumo do whey protein pode ajudar na hipertofia, pode proporcionar um aumento de força e de resistência.

  Tome cuidado na hora de comprar essas proteínas, visto que marcas menos confiáveis agregam esteróides anabolizantes para acelerar os resultados no consumidor.


Albumina           
     
                                                       

  Assim como o whey, a albumina é também uma proteína de alto valor biológico presente na clara do ovo, e também uma proteína do nosso plasma produzida pelo nosso organismo no fígado. Como está presente no plasma sanguíneo é fundamental para conservar o estado nutricional e manter a circulação dos líquidos no organismo, customizando o transporte dos nutrientes.


BCAA's
                         
                         

 São os famosos aminoácidos de cadeia ramificada. É composto por Leucina, Isoleucina e Valina. Os BCAA's quando ingeridos não são oxidados pelo fígado, como os aminoácidos lineares, e por isso eles vão direto para o tecido muscular, o que proporciona seu crescimento, também criam um ambiente hormonal anabólico dentro do corpo, abastece os músculos com energia, ajudam o corpo a queimar gordura e constroem massa magra ao mesmo tempo, além de acelerar a recuperação e diminuir as dores musculares.


Glutamina


                                               



      Glutamina é o aminoácido mais abundante no corpo humano, é produzido naturalmente pelo mesmo. Ele está envolvido tanto em funções anabólicas quanto catabólicas em diversos tecidos do organismo, e é necessário para o crescimento e diferenciação celular. Após o treino ocorre uma queda drástica deste aminoácido o que pode prejudicar a recuperação, a suplementação pode evitar este problema e aprimorar o ganho de massa muscular.


 Por fim, é importante lembrar que ingestão de proteína não gera ganho de massa muscular se não acompanhada por exercícios regulares e uma alimentação balanceada.


Por: Isabela Feitosa



Fontes:
http://www.dihitt.com.br/barra/whey-protein--funcao-dicas-hipertrofia-emagrecer
http://www.planetbuscas.net/blog/albumina-o-que-e-efeitos-e-como-tomar/
http://www.hipertrofia.org/blog/2012/01/02/o-poder-anabolico-dos-bcaas/
http://www.hipertrofia.org/blog/2008/09/23/os-10-melhores-suplementos-para-ganho-de-massa/
Livro: Nutrição: fundamentos e aspectos atuais