terça-feira, 2 de outubro de 2012 | | By: --- Nutrition Trainning ---

A redenção da gordura

Olá, leitores!




         Hoje vamos analisar uma reportagem trazida pela Revista Veja que diz respeito ao consumo e mistificação da ingestão de  gorduras, esperamos que essas informações esclareçam qualquer dúvida a respeito das tão faladas gorduras.

         A revista Veja (Edição2275 - ano 45 - nº 26 27 de junho de  2012) publicou uma artigo que tratava a respeito das gorduras e seus efeitos no organismo humano.
      Logo no começo da matéria, a revista no traz o fato que na década de 1950 as gorduras saturadas eram tratadas como maléficas ao coração, e que aumentavam o risco da se desenvolver patologias associadas à obesidade. Considerava-se também que as gorduras insaturadas eram benéficas ao coração, o que diminuía a chance de doenças crônicas como a arterosclerose, a dislipidemia e até mesmo a hipertensão arterial. Indo por esse raciocínio da década de 50, uma dieta seria considerada saudável se houvesse um consumo em pequenas quantidades das saturadas e um grande consumo de gorduras insaturadas.
         Apesar disso, a Revista Veja traz nessa matéria estudos atualizados que mostram que a gordura saturada não seria tão maléfica quanto sua fama. Seu consumo diário foi aumentado de 7% para 10% das calorias vindas da dieta. Apresentam também as vantagens dessas gorduras para o organismo, bem como sua presença na composição das membranas plasmáticas das células.
         A matéria também citava o grande aumento do consumo de carboidrato após a grande tentativa de eliminação  das gorduras da dieta , o que não seria uma grande vantagem ao organismo pois, como se sabe, os carboidratos têm sua absorção de rápida. Essa rápida absorção de carboidratos causa picos de insulina, que poderá resultar em uma resistência das células à insulina e consequentemente um aumento de risco de diabetes e lesões nas artérias.
       Por ser uma revista conhecida e lida por todos os tipos de público, a revista Veja utiliza uma linguagem mais simplificada que facilita o entendimento do público leigo podemos perceber na matéria que alguns termos são utilizados de forma equivocada. Como um exemplo, podemos a utilização dos termos “bom  colesterol” e “mau colesterol”, o que já foi discutido que estão parcialmente errados pois já sabemos que, tanto o HDL quanto o LDL, de extrema importância para o organismo em suas doses adequadas e recomendadas.
         Outros tipos de gorduras também deveriam ter sido analisados e explicados na reportagem. Como as poliinsaturadas, as monoiinsaturadas e a gordura trans, as duas primeiras de grande importância para uma dieta adequada e hábitos alimentares saudáveis.  A gordura trans, porém, é uma das que trazem mais malefícios para a saúde pela alteração causada por ela no metabolismo de lipídios no organismo. Esse tipo de gordura foi amplamente utilizado pela indústria alimentícia para melhorar a consistência e o sabor dos alimentos.

         Um aspecto interessante de se analisar nessa reportagem seria a referência que a revista faz à troca do consumo de gorduras pelos carboidratos como "a pior coisa que aconteceu na alimentação nos últimos 50 anos". Nessa citação, eles se esqueceram de falar se o carboidrato consumido é o simples ou  os compostos, como os carboidratos integrais que possuem grande quantidade de fibras e pouco açúcar, o que é essencial para o bom funcionamento do trato gastro-entérico e do metabolismo corporal em geral.
         Para concluir nossa análise, entendemos e defendemos que o consumo de gorduras, sejam elas saturadas ou insaturadas, é de extrema importância ao nosso organismo desde que haja moderação e equilíbrio. Torna-se necessário também que os consumidores tomem conhecimento de cada tipo de gordura e da composição dos alimentos que estão levando à mesa, tudo isso com o intuito da manutenção de hábitos alimentares saudáveis e equilibrados.





         Ou seja, para uma vida saudável busque sempre o equilíbrio em tudo! E, para mais informações e orientações, procure sempre um nutricionista!

Por Nutrition Trainning

0 comentários:

Postar um comentário