terça-feira, 2 de outubro de 2012 | | By: --- Nutrition Trainning ---

Watch'N'Ask! Resposta para o grupo de Diabetes

''Como o mergulho em profundidade afeta a velocidade das reações químicas no organismo?''


Respondendo à pergunta dos integrantes do grupo de Diabetes...

         Durante o mergulho esportivo, o corpo deve lidar com dois problemas importantes: a pressão e a temperatura. A pressão afeta a quantidade dos gases nitrogênio e oxigênio que são dissolvidos no sangue e dissipados para os tecidos. A pressão também afeta os ouvidos e o nariz. A capacidade da água de absorver o calor do corpo pode baixar a temperatura do corpo e colocá-lo em risco de hipotermia. 

           Quanto mais fundo o mergulhador vai, maior é a pressão no corpo aumenta e, portanto, mais nitrogênio e oxigênio são dissolvidos no sangue. A maior parte do oxigênio é consumida pelos tecidos, mas o nitrogênio permanece dissolvido. A maior pressão do nitrogênio tem dois efeitos problemáticos no corpo: narcose de nitrogênio e nitrogênio residual.

          Quando se formam bolhas de nitrogênio no organismo, uma condição conhecida como doença  descompressiva , os pequenos vasos sanguíneos são bloqueados, o que pode levar a infartos do miocárdio, acidente vascular cerebral e hemorragia pulmonar e até mesmo o óbito.

Por Marcela Facundes de Novais

0 comentários:

Postar um comentário