segunda-feira, 28 de maio de 2012 | | By: --- Nutrition Trainning ---

Anabolizantes, o que são?

             Muitas pessoas ouvem falar das chamadas "bombas", os esteróides androgênicos anabólicos (EAA), ou simplesmente anabolizantes, mas pouco realmente se é divulgado acerca de tais hormônios. Felizmente, a maior parte do pouco que sai na mídia exalta os pontos negativos do uso dos esteróides, embora na cultura popular, passada de boca em boca por praticantes de musculação, muitas vezes o que se ouve é justamente o contrário, um incentivo à utilização de anabolizantes, com promessas tentadoras de resultados muito rápidos em termos de ganho de massa.
           Tal fato não é uma inverdade, porém, é questionável o saldo positivo entre o uso de esteróides, afim do ganho de massa muscular rápido, e seus efeitos colaterais, que podem ser devastadores, levando até mesmo à morte.

         Mas afinal, o que são exatamente os tais anabolizantes? Precisamente, são uma classe de hormônios naturais ou sintéticos que promovem crescimento e divisão celulares rápido, especialmente dos tecidos ósseo e muscular, resultando assim num ganho de massa rápido. São geralmente derivados do hormônio sexual masculino, a testosterona. O uso promove o anabolismo, que é um processo metabólico que resulta em crescimento celular.




      Embora pareça inofensivo, o uso de esteróides anabolizantes pode causar consequências gravíssimas ao corpo humano.        Os esteróides anabólicos podem produzir inúmeros efeitos fisiológicos incluindo efeitos de virilização, maior síntese protéica, massa muscular, força, apetite e crescimento ósseo. Os esteróides anabolizantes também têm sido associados a diversos efeitos colaterais quando forem administrados em doses excessivas, e esses efeitos incluem a elevação do colesterol (aumenta os níveis de LDL e diminui os de HDL), acne, pressão sanguínea elevada, hepatotoxicidade, e até mesmo alterações na morfologia do ventrículo esquerdo do coração.

          Os mecanismos de ação diferem dependendo do esteróide anabólico específico. Diferentes tipos de esteróides anabólicos se ligam ao receptor de andrógeno em diferentes graus, dependendo de sua fórmula química. Alguns esteróides anabólicos não reagem fortemente com o receptor de andrógeno, usando a síntese proteíca ou glicogenólise para sua ação, enquanto outros esteróides reagem fortemente com o receptor de andrógeno.

           O uso de anabolizantes só é recomendado, e de alguma forma benéfico, a pacientes com alguma doença degenerativa, ou em reposição hormonal. Em alguns, casos, até mesmo para astronautas que permaneceram longos períodos no espaço.

          Enfim, a conclusão final é de que é extremamente recomendável que NÃO se utilize de meios "fáceis" para ganho de massa muscular. Afinal, o resultado pode ser rápido, mas alguns efeitos podem sair caros demais. Além disso, nada é mais satisfatório que o resultado desejado obtido após o real esforço na academia, sem o uso de anabolizantes!

                                                                                                    Por Mateus de Oliveira Braga



FONTES:

http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-os-anabolizantes-agem-no-organismo

http://pt.wikipedia.org/wiki/Esteroide_anabolizante#Mecanismo_bioqu.C3.ADmico

http://anabolizantes-sao.blogspot.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário