sexta-feira, 1 de junho de 2012 | | By: --- Nutrition Trainning ---

Termogênicos

Dia após dia, inúmeros métodos para perder peso e queimar aquela gordura localizada surgem, alguns deles sem nenhuma base cientifica, enquanto outros são comprovados a funcionam, como é o caso dos termogênicos. Alimentos termogênicos são basicamente alimentos que aumentam a temperatura corporal e o metabolismo auxiliando assim um maior gasto energético.





Metabolismo é a quantidade de calorias que seu corpo utiliza para manter-se, essa taxa pode ser aumentada com a ingestão de alguns alimentos, como a pimenta, a canela, o chá verde e o gengibre. Por serem termogênicos, eles possuem um principio ativo de compostos adrenérgicos, que provocam aceleração nos batimentos cardíacos e mais disposição para atividades físicas e mentais, ocasionando um aumento de cerca de 1 grau na temperatura corpórea. Por estar acima dessa temperatura o corpo tem que, a partir de gasto energético, restabelecer o ideal. A energia necessária para essa regulação térmica corporal é proveniente do tecido adiposo, por isso os alimentos termogênicos são conhecidos como queimadores de gordura. Além de gerar esse aumento na temperatura corporal os termogênicos, por serem difíceis de metabolizar, obrigam o organismo a gastar mais energia com sua digestão.






Atualmente, suplementos alimentares termogênicos vêm sendo desenvolvidos para buscar melhores resultados na perda de peso e no desempenho de atividades físicas, porém cuidados devem ser tomados na busca de um suplemento que esteja de acordo com a lei e principalmente com a saúde. Existem dois tipos de suplementos termogênicos, os com efedrina e os sem. A efedrina é um composto muito usado nesses tipos de suplementos, pois maximiza os resultados desejados, porém trazem riscos graves, que ocasionaram na proibição desse composto no Brasil e na maioria dos estados norte americanos. Esse composto é uma amina similar aos derivados sintéticos da anfetamina, ela faz o metabolismo acelerar, queimando mais gordura, mas causa uma forte dependência, seu uso contínuo causa perda de apetite, insônia. A superdosagem pode causar alucinações, tremores, alterações de humor, tontura, taquicardia, hipertensão e até levar a morte.
Por isso, antes da escolha de qualquer suplemento, a consulta com um nutricionista é de extrema importância. E o uso de algum suplemento termogênico não dispensa uma alimentação saudável e a pratica regular de atividades físicas , uma vez que o uso isolado desse tipo de suplemento não cause efeitos significativos no emagrecimento. A atividade física tem o melhor efeito termogênico no corpo, pois ela eleva a temperatura corporal significativamente. Alimentos e suplementos termogênicos são aliados, mas não milagrosos.




Por Victor Leão




Fontes:
Google imagens

0 comentários:

Postar um comentário