segunda-feira, 21 de maio de 2012 | | By: --- Nutrition Trainning ---

Cafeína e atividade física

A cafeína é o ingrediente ativo do café e pode ser encontrada também em outras bebidas e alimentos, como chás e plantas. Pertence a um grupo de compostos lipídicos solúveis, as purinas, quimicamente conhecida como 1, 3, 7, - trimetilxantina. Embora muitos atletas utilizem a cafeína com o objetivo de aumentar o rendimento em atividades físicas, seus efeitos podem trazer riscos ao organismo. Sua contribuição em atividades físicas vem sendo estudada desde a década de 70, porem existe várias controvérsias sobre esse tema.




Por ser uma droga estimulante psicomotora, tem efeitos sobre a mente e o corpo do indivíduo, gerando euforia, excitação, aumento da capacidade motora e diminuição de fadiga. Seus efeitos ergogênicos sobre a execução da atividade física aparecem em doses de 3 a 5mg/kg, 1 hora antes do exercício, bem evidente em atividades de endurance (longa duração), força e potência. Efeitos gerados a partir da capacidade que a cafeína tem de facilitar a liberação de epinefrina, estimular à vasodilatação, a lipólise, a glicogenólise, e age como um broncodilatador. O aumento da lipólise pode diminuir o gasto do glicogênio, levando o atleta a resistir maior tempo ao exercício prolongado Um estudo realizado com corredores de provas longas que consumiram aproximadamente 10mg de cafeína por kg de peso corporal, constatou aumento de 1,9% no tempo de esforço até a exaustão, resultando em uma significativa melhora na performance do atleta, porem essa quantidade de café ingerida ultrapassou o limite estipulado pelo comitê olímpico internacional (COI)
O COI considera doping se a concentração de cafeína na urina do atleta estiver superior a 12mg/ml, pois cerca de 95% da cafeína ingerida é metabolizada, pelo fígado, permanecendo apenas 5% na forma original. Esse valor é excretado, quando aproximadamente 4 a 7 xícaras de café são ingeridas em 30 minutos, variando de acordo com o funcionamento do metabolismo do individuo.
A cafeína mostra também efeitos benéficos na pratica de atividades curtas, com tempos menores de 25 minutos, não pelo mesmo motivo que em exercícios endurance, mas por outros fatores, principalmente a estimulação neura e muscular.




O consumo moderado de cafeína não trará riscos à saúde caso seja ingerida em moderação, pois ela atua como antagonista competitivo dos receptores para adenosina, um depressor do sistema nervoso central depressivo. Porem, como tudo em excesso é maléfico ao organismo, com a cafeína não seria diferente. O abuso desta droga pode trazer efitos colaterais como: agitação, ansiedade, irritabilidade, tremor das mãos, insônia, dor de cabeça, irritação gástrica, aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial e em casos extremos a overdose pode ocorrer. A quantidade letal de café para boa parte da população é 150-170mg/kg de peso corporal.





Por Vitor Leão



Fontes:
Google imgens

0 comentários:

Postar um comentário