sexta-feira, 18 de maio de 2012 | | By: --- Nutrition Trainning ---

Exercícios aeróbicos em jejum


        
                                             

  É muito comum encontrarmos hoje em dia pessoas que praticam exercícios físicos com a exclusiva finalidade de queima de gordura, perda de peso e emagrecimento imediato. Para pessoas com tal objetivo recomendam-se exercícios aeróbicos em períodos de jejum, como de manhã após acordar e antes de qualquer refeição.

  Estudos comprovam que quando exercícios aeróbicos não muito intensos e nem muito duradouros realizados em jejum estimulam mais a liberação dos triglicerídeos que são quebrados por meio da beta oxidação, formando glicerol e ácidos graxos que são convertidos em AcetilCoA para posterior entrada no Ciclo de Krebs e oxidação. Isso aumenta a presença de ácidos graxos livres no sangue, prova de que há uma maior participação de gordura para obtenção de energia. O aumento do catabolismo das gorduras durante um exercício em jejum resulta da queda do açúcar sanguíneo e de reduções de insulina (um poderoso inibidor da lipólise, que é a degradação de lipídios), com aumentos correspondentes na produção de glucagon pelo pâncreas. Essas respostas acabam reduzindo o catabolismo da glicose e seu possível efeito inibidor sobre o funcionamento de ácidos graxos de cadeias longas. O exercício físico após uma refeição possui reservas de glicogênio hepático e muscular como fontes de energia, a queima de gordura só acontece depois de um tempo de atividade (cerca de 20-25 minutos).


   

   Ressalta-se que a atividade em jejum não objetiva um melhor rendimento físico e sim a queima de gordura, até porque uma prática de exercício que se alimenta apenas da gordura não deve ser prolongada. Quando há atividade física com reserva de glicogênio, pode ocorrer durante mais tempo devido a quebra dessas reservas. Há uma reserva ampla a ser degradada, primeiramente de carboidrato, em seguida os lipídios e cerca de 5 – 15% de proteína; isso possibilita o funcionamento do organismo e um rendimento físico mais eficiente. A prática de exercícios em jejum busca energia para o organismo a partir de gordura; com um exercício em jejum prolongado e intenso a queima de gordura não é suficiente para a realização da atividade, então o corpo tenta buscar energia das proteínas que oxidadas podem virar piruvato que se transforma em glicose através da gliconeogênese que é ativada no jejum. O corpo busca a síntese de glicose de alguma forma porque sem ela o sistema nervoso para, o que pode ocasionar desmaios, fraqueza e fadiga muscular.

  Em resumo o exercício físico no jejum é adequado para quem deseja a queima de gordura, sem se preocupar com o rendimento, e realizá-lo moderadamente em exercícios curtos e leves, como uma caminhada por exemplo!


                                       

                                                                                                                                Por Isabela Feitosa

Fontes:
Livro: Fisiologia do exercício. Energia, nutrição e desempenho humano

0 comentários:

Postar um comentário