domingo, 13 de maio de 2012 | | By: --- Nutrition Trainning ---

Cãibras


       Quando estudamos o exercício físico, nos deparamos com problemas para todas as pessoas, especialmente os iniciantes em atividades físicas. Como o funcionamento muscular é um processo complexo e dependente do equilíbrio, é muito fácil que ocorra alguma falha fisológica, especialmente nos iniciantes das atividades físicas que ainda não se adaptaram a uma rotina mais saudável.

       As cãibras ou câimbras são o problema mais comum nos músculos, e ocorrem em todas as pessoas com diferentes intensidades e frequências. Elas são contrações involuntárias geralmente dolorosas de um músculo esquelético isolado ou de um grupo de músculos localizados.

        Podem aparecer em diversas condições clínicas como baixos níveis de cálcio ou potássio no sangue e baixa oxigenação. A cãibra ainda é objeto de estudo, mas é certo que o espasmo é de origem nervosa ou neuromuscular.

        Uma das principais causas comprovadas da cãibra é o acúmulo de ácido lático no tecido, devido à degradação da glicose na ausência de oxigênio, segundo a conversão que ocorre no final do ciclo da glicose:


                               
         Havendo oxigênio suficiente, o ácido lático é convertido de volta para ácido pirúvico e transformado em acetil-CoA continuando a quebra da glicose com o ciclo de krebbs, segundo a reação catalisada por enzimas:


                          
                       


        Como essa reação ocorre em função do gasto de ATP e sua consecutiva reposição no músculo, então devemos também considerar como um dos gatilhos da câimbra a degradação proteica no músculo que necessariamente gera um grupo nitrogenado como produto da desaminação dos aminoácidos:


                          
        Os músculos não possuem um sistema de síntese de ureia, portanto precisam de um transportador que leve esses resíduos ao fígado, onde serão transformados em um composto que será drenado pelos rins. O acúmulo de ureia gera um estresse muscular que pode originar as cãibras quando não há a presença de carboidrato transportador no sangue.

        Como outro fator, o desequilíbrio mineral no sangue pode geral problemas na contração musular. Grandes perdas de sódio ou de líquidos são fatores que predispõem atletas a cãibras musculares. O sódio é um mineral importante na iniciação dos sinais dos nervos e ações que levam ao movimento nos músculos, assim como o cálcio coordena a liberação da reação da miosina com actina, assunto exposto no post sobre contração muscular, e o fósforo funciona para equilibrar os níveis de cálcio no sangue e para formar ATP. Relacionados aos minerais, a deficiência de eletrólitos também pode alterar o equilíbrio elétrico do músculo e gerar um espasmo local involuntário.

Prevenção

        Para prevenir as câimbras, precisamos acima de tudo realizar atividades físicas, pois um mau condicionamento proporciona um mau funcionamento das fibras, quando essas ão submetidas a um esforço repentino. Outra ação preventiva é a ter uma dieta equilibrada, pois o desequilíbrio nutricional prejudica a saúde muscular. Para as cãibras noturnas, uma pequena almofada anti estática pode estabilizar os níveis elétricos dos músculos. A hidratação antes, durante e após o exercício também é ação preventiva, pois evita que aja o acúmulo de dejetos metabólicos nos músculos.

Ação imediata

       Aqui estão relacionadas algumas recomendações para suavizar os efeitos da cãibra durante uma crise, retirados do site webrun:

1. Alongar. Como as cãibras são normalmente relacionadas à mudança na capacidade de peso, alongamento e exercícios sem peso são tratamentos efetivos. 
2. Massageie a área. Esfregar o músculo afetado pode ajudar a aliviar a dor e também auxilia no estímulo à corrente sanguínea e ao movimento de líquidos na área. 
3. Estimule a recuperação. Descanso e reidratação adequada com líquidos que contenham eletrólitos, particularmente sódio, irão rapidamente trazer melhora.

Fontes

http://webrun.uol.com.br/home/n/caibra-o-mito-da-banana/4547

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cãibra

http://uni2007.vilabol.uol.com.br/index_arquivos/017.pdf

http://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/54470
Por Lucas Ferreira

0 comentários:

Postar um comentário